Grupo Navarra investe 5,3 milhões de euros

Líder no sector do alumínio em Portugal, o grupo navarra investiu, nos dois últimos anos, 5,3 milhões de euros no alargamento do parque industrial, em equipamentos, novas tecnologias e na internacionalização.

Desde 2006, com a aquisição da nova prensa P2800, o grupo navarra passou a dispor de três prensas – duas P2200 e uma P2800, atingindo uma capacidade máxima e optimizada de produção de 30.000 toneladas/ano. Possui actualmente, a maior potência de extrusão instalada no país.

Este investimento decorre da estratégia de expansão da empresa, desenvolvida ao longo dos últimos anos e compreendeu um investimento total de 3 milhões de euros que o Grupo investiu em 2010 na construção de uma nova nave industrial, em infra-estruturas de apoio e novos acessos, uma nova ETAR para tratamentos de águas residuais industriais e ainda um novo centro logístico. Esta nova nave tem uma área coberta de 6.600m2 onde tem instalada uma nova linha de lacagem vertical de perfis de alumínio com capacidade de produção de 796 m2/ hora de perfis.

No decorrer do último semestre de 2009 e incluído neste investimento, também foi instalado na empresa Navarra – Extrusão de Alumínio, S.A., um equipamento de aspiração de gases na secção da anodização, destinado a eliminar a concentração de gases indesejáveis no ambiente de trabalho, assim como a redução substancial na libertação de emissões de gases para a atmosfera.

Ainda ao nível da estrutura produtiva, foram efectuados investimentos na automatização dos processos de embalagem, uma nova linha de montagem de perfis com ruptura de ponte térmica e na modernização da prensa e forno de extrusão da prensa P2200 o que permitiu ao Grupo o potenciamento da sua capacidade produtiva e introduzir melhorias na eficiência dos seus processos produtivos.

Estes investimentos possibilitaram ao Grupo optimizar os seus recursos humanos e técnicos, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional nos sectores da construção civil e industria.